ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL

Fundada em 13 de Maio de 1999 - Utilidade Pública Estadual - Lei nº 3.961 - CNPJ 03.615.617/0001-00

Rua São Félix, 789 - Vilas Boas - CEP 79051210 - Campo Grande - MS - amlmscg@amlms.com.br - (67) 3026-5646

OFICINA “A ARTE DE LER E ESCREVER”

 Projeto “Roda de Leitura” leva iniciativa de leitura para escolas de Mato Grosso do Sul

 

Professores da área de Linguagens e suas Tecnologias participaram no dia 01 de setembro (sábado) da oficina “A Arte de Ler e Escrever”, realizada pela Academia Maçônica de Letras (AMLMS), que abordou a arte poética e a leitura e teve como ministrantes os acadêmicos Guimarães Rocha, José Resina Fernandes Júnior, Antônio Felício Neto e José Valdecir Sousa Martins. O evento foi realizado em turno matutino no Centro Estadual de Formação e Pesquisa Profª Drª Mariluce Bittar, localizado na Rua dos Dentistas, 500 - Bairro Tiradentes, em Campo Grande/MS.
A Oficina teve cunho preparatório para o posterior desenvolvimento do projeto “Roda de Leitura”, sob iniciativa também da AMLMS, com apoio do Governador do Estado através da SED (Secretaria de Estado de Educação). O “Roda de Leitura” vai levar livros de autores regionais para todas as escolas da Rede Estadual de Educação. Durante a Oficina a proposta foi apresentada para os professores do ensino público, que irão desenvolver o projeto dentro das unidades de ensino. As escolas que quiserem participar terão um professor voluntário para coordenar a iniciativa, que atenderá principalmente os alunos, mas também os pais e a comunidade em geral.
De acordo com o autor do projeto e presidente da AMLMS Guimarães Rocha, o objetivo é incentivar a leitura nas escolas do interior e da Capital. "Sou formado em Letras e fundador da União Brasileira de Escritores, nesse momento temos que ter pessoas mais interessadas pela leitura, mais leitores conscientes e que buscam conhecimento”, explica. A Academia vai doar 20 livros para cada professor que participar do projeto. Os alunos também deverão doar um livro, e todo mês terão prazo para ler uma das obras e fazer a troca, totalizando a leitura de 12 livros ao ano.
Izabel de Freitas é professora de Língua Portuguesa em escola no Bairro Aero Rancho, e decidiu conhecer o projeto para levar algo novo para seus alunos. “Temos vários projetos na escola, e a leitura é muito importante para o desenvolvimento dos alunos”, comentou. A professora Andreia Ângela de Oliveira veio de Sidrolândia representando a escola Sidrônio Antunes De Andrade, e aprovou a iniciativa. “Foi muito importante participar desse encontro porque pudemos compartilhar experiências, somar com nosso conhecimento e ter uma ideia nova para aproximar os alunos e ampliar ainda mais o conhecimento para eles, porque só através do conhecimento é que vamos formar pessoas melhores”.
 

O acadêmico José Resina Fernandes Júnior, um dos ministrantes da Oficina, ressaltou a importância dos professores para levar o conhecimento da literatura regional até os alunos. “Iniciativas como essa são uma maneira de externar o conhecimento que você detém para os professores, que são os nossos multiplicadores. Essa Oficina vem de encontro exatamente com o que preceitua a nossa Academia, que é sair de dentro de seus muros para alcançar a sociedade”.

Please reload