ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL

Fundada em 13 de Maio de 1999 - Utilidade Pública Estadual - Lei nº 3.961 - CNPJ 03.615.617/0001-00

Rua São Félix, 789 - Vilas Boas - CEP 79051210 - Campo Grande - MS - amlmscg@amlms.com.br - (67) 3026-5646

OFICINA LITERÁRIA "A ARTE POÉTICA"

August 21, 2018

 

 A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul – AMLMS, realizou no dia 19 de maio de 2018, em sua sede sito à Rua São Félix nº 789, Vilas Boas, em Campo Grande/MS, a Oficina Literária “A Arte Poética”, ministrada pelas professoras poetisas Raquel Naveira, Nena Sarti, Delasnieve Daspet, e o Professor e Poeta, atualmente presidente da AMLMS, Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha).
RAQUEL NAVEIRA, nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É formada em Direito e Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS), onde exerceu o magistério superior desde 1987 até 2006, quando se aposentou. Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, à Academia Cristã de Letras de São Paulo e ao PEN Clube do Brasil. Diretora da União Brasileira de Escritores/Seção SP. É palestrante, dá cursos de Pós-Graduação e oficinas literárias. Escreveu vários livros, entre eles: Abadia (poemas, editora Imago, 1996) e Casa de Tecla (poemas, editora Escrituras, 1999), finalistas do Prêmio Jabuti de Poesia, da CBL. Os mais recentes são o livro de ensaios Literatura e Drogas - e Outros Ensaios (Nova Razão Cultural, 2007), o de crônicas Caminhos de Bicicleta (Miró, 2010) e o de poemas Sangue Português: raízes, formação e lusofonia (Arte&Ciência, 2012). É colaboradora em vários veículos de comunicação.
DELASNIEVE DASPET, advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais. É sul-mato-grossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul - Brasil, residindo atualmente em Campo Grande/MS. Casada, tem dois filhos. É poeta, ativista da Biopoesia, cronista, ensaísta, palestrante, professora, educadora. Faz trabalho social com menores carentes, pertence e representa várias associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais, tendo recebido inúmeros prêmios como poeta e escritora, como a Medalha de Mérito da Câmara de Vereadores de Campo Grande/MS, e várias outras insígnias e láureas. Tem vários livros publicados no Brasil e no exterior. 
MARIA HELENA SARTI (NENA SARTI), brasileira, casada, professora de Língua Portuguesa, Literatura e Técnicas de Redação aposentada. Escritora, poetisa, contadora de histórias, declamadora. Presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul (ALBMS). Membro da União Brasileira de Escritores (UBE/MS) – Seccional Mato Grosso do Sul. Secretária da Associação Internacional de Poetas - AIP. Embaixadora da Paz pelo Brasil nomeada pelo Cercle Universel des Embassadeurs de la Paix da France & Suisse. Cinco livros solos, dezenas de antologias e coletâneas.
Participaram da oficina “A Arte Poética” 15 pessoas interessadas no processo de construção da poesia, bem como pelo aperfeiçoamento da nossa língua portuguesa. O grupo ficou motivado e reivindica novas oficinas.

 

Please reload