ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL

Fundada em 13 de Maio de 1999 - Utilidade Pública Estadual - Lei nº 3.961 - CNPJ 03.615.617/0001-00

Rua São Félix, 789 - Vilas Boas - CEP 79051210 - Campo Grande - MS - amlmscg@amlms.com.br - (67) 3026-5646

GUIMARÃES ROCHA

September 18, 2018

 

 

Guimarães Rocha (Antônio Alves Guimarães) é poeta/escritor, membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, da Academia de Letras e Estudos de Corumbá/MS e Fundador da União Brasileira de Escritores/MS.


Nasceu em Quixeramobim/CE, em 03 de julho de 1953, sendo seus pais José do Nascimento Guimarães e Antônia Denise Guimarães.


Serviu ao Exército Brasileiro em Ponta Porã/ MS, e iniciou seu ofício de policial militar em 1975, em Dourados/MS. Com a divisão do Estado, optou por viver em Mato Grosso do Sul. Prestou serviços militares em vários municípios e, no início da década de 80, veio para Campo Grande/MS para fazer carreira. Hoje é da reserva da Polícia Militar, onde alcançou o posto de tenente-coronel PM/MS. 


Formou-se em Letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É pós-graduado em Gestão em Segurança Pública pela UNIDERP/MS (2003-2004), e em Fundamentos da Educação, Concentração Filosofia - defesa da tese exposta em monografia “Reflexões sobre a Obra de Dante Alighieri”, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 1996. É também membro da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).

 

Tem ação cultural intensa e já escreveu os seguintes livros: Coleção Recorde, composta de 15 tomos: 1 - Dante Vive; 2 - Amor; 3 - Sonho; 4 - Cidades que Eu Amo; 5 - Desconhecido Pantanal; 6 - Luz; 7 - Saudades; 8 - Viver é Lutar; 9 - Encanto; 10 - O Policial e o Poeta (também em filme dirigido por Celito Espíndola); 11 - Rio; 12 - Contrastes; 13 - Mofo; 14 - Geração Iludida (escrito em 1983, mas transformado e reeditado em 2001, Reconstrução); 15 - Transformação; e também Moral da Idade Média no Terceiro Milênio (filosofia em forma de tratados, prosa e verso, 2005); Coronel Adib – A História; Ética na Polícia Militar: Uma Questão Moral (parceria com o Major PM Paulo Rogério de Carvalho); Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossens; Momentos Solenes de uma Voz Engajada (Discursos Públicos); Existência (Inédito); Virtudes e A Filosofia da Bola (lançado em Mato Grosso do Sul e em Brasília-DF).


Guimarães Rocha é fundador da União Brasileira de Escritores (UBE/MS), a qual presidiu e ocupou diversos cargos em várias gestões. É professor de Literatura brasileira, com 18 anos de experiência, e autor do projeto “O Escritor na Escola”. 


Foi homenageado pela Academia Sul Brasileira de Medalhística Militar, com a condecoração de Mérito Cultural Sul Americano (Cascavel/PR); é Cidadão Sul-Mato-Grossense; Cidadão Campo-Grandense e Cidadão honorário em vários municípios. Ainda, foi nobilitado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul com as medalhas Tiradentes e Mérito Policial Militar. Profere palestras educativas e culturais.


Tem sido destaque nas edições do Festival América do Sul. É protagonista do filme “O Policial e o Poeta” (2003). Lançou o CD “Encanto”, com a voz de muitos cantores e cantoras de MS (2000, 14 faixas). Oferece os shows poético-musicais “Doce Encanto”; “Mofo” e “Encanto”. Realizou declamações de poesias em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, no período de 1982 a 2010. Tem participado de coletâneas de MS e de todo o país. Em 2014, teve seu projeto ‘‘A Arte de Ler e Escrever’’ aprovado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), o qual foi desenvolvido em 20 cidades do Estado e que ainda deverá ser desenvolvido em outras cidades.


Autor do projeto “Poemarte” - camisetas ilustradas, conjugando poesia com a arte plástica. Palestrante reconhecido por seus trabalhos em várias cidades:
a) Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense;
b) A Força da Mulher em nossa Literatura;
c) Moral da Idade Média no Terceiro Milênio;
d) Coronel Adib a História;
e) Exaltar as Virtudes Humanas (do livro Virtudes);
f) O amor à terra em que se nasce o amor à terra em que se vive.


Idealizou “Em cada Esquina uma Poesia” em Campo Grande/MS (2012), e desenvolveu o projeto “Amigo da Escola” na Escola Estadual 26 de Agosto em Campo Grande/MS. Teve no mesmo ano o reconhecimento do RankBrasil dos seus feitos: 15 horas de declamação de poesias inéditas no mesmo dia e 15 livros lançados.


Foi, também, contemplado com dois troféus do RankBrasil: Maior número de livros poéticos lançados simultaneamente (Livro dos Recordes Brasil 2012), e Maior tempo ininterrupto declamando poemas de autoria própria sem repetições (Livro dos Recordes 2012), no site: www.rankbrasil.com.br. Lançou a coleção Virtudes em cartão postal, poema com 21 exemplares. Atualmente, vem desenvolvendo o projeto “Exaltar as Virtudes Humanas”, com base no livro Virtudes, que foi lançado em Bonito/MS, Campo Grande/MS, Brasília/DF, com patrocínio do FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Suas obras encontram-se esgotadas, mas em fase de novas edições.


Por tudo que já fez em prol da cultura no Estado de Mato Grosso do Sul, espera-se muito desse homem simples que é o nosso irmão e presidente Guimarães Rocha, disse o  poeta e acadêmico Valdecir Martins.

 

 

 

 

 

 

 

Por Adelaido dos Anjos, Escritor, Poeta, Jornalista (MTE/MS 1101)

e Membro da União Brasileira de Escritores (UBE/MS).

Please reload