ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL

Fundada em 13 de Maio de 1999 - Utilidade Pública Estadual - Lei nº 3.961 - CNPJ 03.615.617/0001-00

Rua São Félix, 789 - Vilas Boas - CEP 79051210 - Campo Grande - MS - amlmscg@amlms.com.br - (67) 3026-5646

GRANDEZAS DA LITERATURA SUL-MATO-GROSSENSE

O poeta e escritor Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha) estará lançando o seu livro “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”, em sua segunda edição pela Life Editora, financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul. O lançamento será realizado no dia 13 de dezembro de 2018, às 19h30 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
A obra revela o grande amor do autor pela literatura sul-mato-grossense, e tem como foco os autores da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual ele faz parte e ocupa a cadeira número quatro, que tem como patrono Joaquim Duarte Murtinho. Antônio Alves Guimarães, conhecido como Guimarães Rocha, é professor formado e pós-graduado em Letras e autor de 23 livros de poesia, filosofia e história em prosa. Reside em Campo Grande mas é reconhecido nacionalmente por diversos feitos artístico-literários, dentre eles a apresentação e declamação pública (no Teatro da Universidade Católica Dom Bosco) durante 15 horas ininterruptas da Coleção Recorde, composta de 15 livros poéticos de sua autoria, feito premiado e reconhecido pelo RankBrasil.

ORATÓRIA, EMPENHO E ARTE

Vivemos em tempos difíceis. “Se a ética não governa a razão, a razão despreza a ética”, disse José Saramago, e o professor André Franco Montoro complementa: “Quiseram construir um mundo sem ética. E a ilusão se transformou em desespero”.
Eis o mundo que construímos? Daí a importância da oratória como empenho de convencer, arte de comover, isto é, leniência, colocar-se no lugar do outro, saber ouvir, respeitar as ideias contrárias para levar a discussão ao centro e não restringi-las a uma oposição sem fim, que destrói e não constrói, desrespeitando a retórica, o conhecimento e substituindo-os por fanatismo, ignorância, levando-os a um enfrentamento de inimizades sociais, políticas e até familiares.
O livro, dividido em seis capítulos, pretende ensinar a falar, debater e discursar, conhecendo as técnicas:
1ª Parte (páginas 17-35): Comunicações verbais, articulação, educação da voz e da fala e seu controle. Decálogo e dotes naturais do orador. Oficina de oratória.
2ª Parte (páginas 36-51): A extensão da voz humana, diferenças da extensão entre homens e mulheres, tom médio. Extensão da voz falada, gestos e mímicas.
3ª Parte (páginas 53-73): Comportamento do orador. Expressão corporal e vocal. Controlando o medo da fala, gestos e mímicas. A afetividade. O orador: razão, vontade e inspiração.
4ª Parte (páginas 74-96): Esta é a parte central do programa prático da arte de falar em público. Orador: eloquência, inteligência e persuasão. Discurso: oração, tema, auditório.
5ª Parte (páginas 97-113): A pesquisa na oratória e arquivo temático. Exercícios práticos de oratória: saudações, brindes, pequenas alocuções, esquemas. Discursos inspirados em pensamentos, ilustrações e alegorias. Exemplos de discursos modernos.
6ª Parte (páginas 114-129): Participando de reuniões ou assembleias. Debates e direção de reuniões. Regras parlamentares. Avaliar uma reunião. Produtividade do grupo.
“O verdadeiro orador somente com verdade luminosa ornamenta seu discurso, com sentimentos nobres, com expressão forte e proporcionada ao que tenta inspirar” (Consoante Fenellon).
Encerro com os ensinamentos de Zygmunt Bauman, lembrando aos presentes que as tradições, os valores e a ética estão passando por grandes transformações, que Bauman chama de “mundo líquido”, ou seja, a desconstrução dos valores referenciais dos séculos passados, atingindo a família, a sociedade e o Estado, na construção de novos valores – que ele denomina de Lei do Pêndulo. Assim, todos os habitantes do planeta estão sob o signo da construção de valores futuros, ou seja, somos transeuntes para uma nova passagem.
Daí a importância de aprendermos a ouvir mais do que falar. E da leniência, isto é, de nos colocarmos no lugar do outro. Devemos levar o pensamento e a doutrina ao centro, para que possam surgir novos valores sociais e morais equânimes, aplicáveis a todos indistintamente.

*Discurso proferido no lançamento do livro “Técnicas de Oratória e Retórica Moderna ‘Orator Fit’”, dos autores Vicente Sarubbi e Baldomero Bezerra da Silva, publicado pela Life Editora. Local: Fran’s Café, Campo Grande/MS em 26 de outubro de 2018.
Vicente Sarubbi
Cadeira 31 da AMLMS

May 27, 2019

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul – AMLMS, informa que os membros do nosso Sodalício, foram recebidos em audiência no Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Grande, Marquinhos Trad, no dia 07 de maio de 2019, à 10 :00 horas, oportunidade  em que rece...

May 18, 2019

NOTA À IMPRENSA

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul – AMLMS, informa que os membros do nosso Sodalício, foram recebidos em audiência no Gabinete da Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, no dia 08 de maio de 2019, às 15 :0...

May 8, 2019

NOTA À IMPRENSA

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul – AMLMS, informa que os membros do nosso Sodalício, foram recebidos em audiência no Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Grande, Marquinhos Trad, no dia 07 de maio de 2019, à 10 :00 horas, oportunida...

April 24, 2019

FELICITAÇÕES

ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSODO SUL

Tem a honra de exaltar o trabalho de nossa confreira Delasnieve Miranda Daspet de Souza, pela cultura literária de Mato Grosso do Sul, com esse novo empreendimento, com a criação da Academia Feminina de Mato G...

April 24, 2019

Comenda Barão de Batovi

         A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul – AMLMS, informa que durante os festejos em comemoração aos 40 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul, ocorrido no dia 06 de abril de 2019, no Palácio Maçônic...

April 24, 2019

General de Exército Lourival Carvalho Silva, recebe medalha da AMLMS.

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, entregou no dia 11 de março de 2019, às 14:30 horas, no  gabinete do Comando Militar do Oeste - CMO, a Medalha do Mérito Cultural Dr. Fadel Thajer...

April 5, 2019

Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul
Rua São Félix, 789 - Vila Vilas Boas - CEP 79051-210 - Campo Grande - MS

Contato: (67) 99258-1195 - guimaraespolicial@globo.com ou amlmscg@gmail.com

‘‘Viver com alegria pelo prazer de servir”

A Academia Maçônica de Letras...

January 25, 2019

O poeta e escritor Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha) estará lançando o seu livro “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”, em sua segunda edição pela Life Editora, financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Secretaria de Estado de Cultura e C...

Older Posts >

Please reload