ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL

Fundada em 13 de Maio de 1999 - Utilidade Pública Estadual - Lei nº 3.961 - CNPJ 03.615.617/0001-00

Rua São Félix, 789 - Vilas Boas - CEP 79051210 - Campo Grande - MS - amlmscg@amlms.com.br - (67) 3026-5646

SESSÃO MAGNA DE POSSE NA AMLMS

CONCURSO LITERÁRIO

Concurso Literário para Maçons

Foi lançado no dia 11 de junho de 2018, através de Edital, o 2º Concurso Literário para Maçons, com o título “A valorização da família e o fortalecimento da Arte Real”. 
A premiação serão medalhas com a efígie dos baluartes de nossa Literatura:
Ao primeiro colocado será oferecida a medalha com a efígie do Irmão Historiador Lécio Gomes de Souza, que nasceu em 6 de janeiro de 1909 em Mimoso do Sul/ES, e graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro/Praia Vermelha. Seguiu brilhante carreira militar como General de Divisão, Médico, Professor de Literatura Brasileira, junto ao Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá, instituição da qual foi fundador. Obras publicadas: História de uma região: Pantanal e Corumbá (1973); Bacia do Paraguai: Geografia e História (1978); História de Corumbá (1979); Jacobina: História de uma fazenda de Mato Grosso (1998). 
Ao segundo colocado será oferecida a medalha com a efígie do poeta Irmão Júlio Alfredo Guimarães, que nasceu em Salvador/BA em 3 de agosto de 1913. Bacharel em Ciências e Letras, Tenente Coronel do Exército Brasileiro, membro fundador da Academia Sul-mato-grossense de Letras e da União Brasileira de Escritores Sessão de Mato Grosso do Sul, publicou sete livros, estagiário da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. 
Ao terceiro colocado será oferecida a medalha com a efígie do Irmão poeta Cláudio Valério, nascido na Colônia do Pulador, no Município de Anastácio/MS, em 5 de julho de 1955, Professor, Ex-Prefeito de Anastácio/MS e Ex-Deputado Estadual de Mato Grosso do Sul. Dentre outros livros, escreveu o livro intitulado “Janela” (poesias, publicado em 1998, editora do autor). 

CONCURSO LITERÁRIO PARA NÃO MAÇONS

Será lançado em agosto de 2018, através de Edital, o 1º Concurso Literário para não Maçons, com o tema “A valorização da família”.
A premiação serão medalhas com a efígie dos baluartes da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul: 
Ao primeiro colocado será oferecida a medalha com a efígie do Irmão Vicente Sarubbi - Mestre Maçom, com notável saber da Arte Real, palestrante emérito, Ex-Secretário de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, Bacharel em Ciências Jurídicas, Mestre de grande saber e Professor Universitário. 
Ao segundo colocado será oferecida medalha com a efígie do Irmão João Baptista Maciel Monteiro Neto, que nasceu em 19 de janeiro de 1947 em São Paulo/SP, é Oficial do Exército, da Arma de Cavalaria, tendo cursado Engenharia Civil, Ciências Políticas e Estratégia, e Capelania Hospitalar.  Ocupa a Cadeira de nº. 28 da AMLMS, dedicada a Júlio Alfredo Guimarães. Sua principal atividade Acadêmica é a realização de palestras.
Ao terceiro colocado será oferecida medalha com a efígie do Irmão Temístocles de Figueiredo Serra Minervini, nascido em 6 de agosto de 1940 em Campo Grande/MS. Cirurgião Dentista, formado na UFMS (1970), Oficial Dentista do Exército reformado, Fundador da AMLMS (1999), Vice-Presidente da AMLMS (2013/2014) e Presidente da AMLMS (2015/2016/2017), Sócio Efetivo Cadeira nº 12 -  patrono José do Patrocínio,  escritor e palestrante.

CONCURSO LITERÁRIO PARA NÃO MAÇONS

Fadel Tajher Iunes

Primeiro Presidente e Fundador da nossa Academia. Acreditou e consolidou a Instituição, a qual criou e dirigiu com sapiência e vigor. Sempre edificou e ajudou no crescimento intelectual de nossa sociedade, deu visibilidade e formato humanista, tornando as letras maçônicas mais consistentes e conscientes.

Quanto ao seu desenvolvimento no campo das idéias de nossa sublime Instituição, e pelo muito que contribuiu, é que resolvemos criar a Medalha do Mérito Cultural - Fadel Tajher Iunes, para prestar homenagem às pessoas que se destacarem.

REGULAMENTO

CONCURSO LITERÁRIO

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul - AMLMS, no uso de suas atribuições, promove o segundo Concurso de Literatura para Maçons, com o tema: ''A valorização da família e o fortalecimento da Arte Real''.
I - Literatura em geral (poesias e contos);
II - Cultura Maçônica.
Art. 1° - Poderão participar escritores e poetas maçons.
Art. 2° - O tema que possa refletir a valorização da família e o fortalecimento da Arte Real, inédito ou não, desenvolvido na língua portuguesa, digitado em editor de texto compatível com o Word, ainda que Br Office ou Libre Office - formato doc. Word 97/2000/XP/2003 e/ou atualizado, devem seguir a seguinte formatação: fonte Arial ou Times New Roman, Papel A4, tamanho 12, espaçamento simples, todas as margens 2,5cm. Não serão aceitos textos digitados integralmente em caixa alta, ou seja, com letras maiúsculas (tecla Caps Lock ativada).
Nos textos constarão o título e o pseudônimo do autor abaixo do título. A poesia poderá ser em até duas laudas e os contos em até três laudas, trabalhos maçônicos em até 5 laudas, todos de autoria própria.  
Normas a serem observadas:
I - Os textos deverão ser enviados do dia 11 de junho até o dia 11 de agosto de 2018, via Correios ou entregues pessoalmente na AMLMS, às terças-feiras ou às quintas-feiras no horário de 14h30 às 17h30, em envelope lacrado onde deve constar: ''II Concurso Literário para Maçons da AMLMS'', no endereço: Rua São Félix n° 789 - Bairro Vilas Boas - CEP 79.051-210 - Campo Grande/MS''. 
II - O texto deverá ser postado em dois envelopes, sendo que no primeiro envelope deverá constar o trabalho com o pseudônimo do autor e, dentro, outro envelope com o trabalho e com a identificação do autor, podendo ser enviados até dois textos por participante, sendo que o segundo envelope somente será aberto se o pseudônimo for o trabalho classificado.
Art. 3° -  A premiação é de: 
- medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e dois certificados de honra ao mérito, conferidos aos textos livres de poesia;
- medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e dois certificados de honra ao mérito, conferidos aos textos livres de contos;
- medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e dois certificados de honra ao mérito, conferidos aos trabalhos maçônicos (totalizando 15 (quinze) trabalhos selecionados). 
Os participantes deverão concordar em participar de publicação da coletânea resultante do concurso, que será publicada por editora a ser escolhida pela comissão organizadora do concurso (obedecendo critérios de melhor preço e qualidade). 
Os critérios de premiações dar-se-ão conforme criatividade, coerência, originalidade, clareza e adequação conforme o estilo adequado e recursos estéticos.
Art. 4° - A Comissão julgadora será composta por três confrades membros da AMLMS com notório saber literário.
Da premiação:
Art. 5° - Os participantes do II Concurso Literário para Maçons da AMLMS que forem premiados nos três primeiros lugares, receberão medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares, sendo: 
a)  Medalha de ouro Lécio Gomes de Souza - Historiador de renome nacional com currículo excepcional;
b) Medalha de prata Júlio Alfredo Guimarães - Grande poeta, escritor com grandes feitos na Literatura;      
c) Medalha de bronze Cláudio Valério - Poeta reconhecido em nosso Estado de Mato Grosso do Sul.         
Disposições gerais:         
Art.6°- É vedada a participação neste concurso de integrantes da AMLMS e membros das comissões organizadoras e julgadoras. 
Art.7°- A Comissão Organizadora institui que os quinze trabalhos de destaque e valor literário serão premiados.
I - A premiação se  dará em local a ser comunicado aos quinze primeiros colocados. Ou seja, todos os premiados serão convidados para a solenidade de premiação, cuja data e horário serão devidamente comunicados;
II - Ao enviar seu texto, os autores autorizam a publicação da obra em livro, e-book, áudio livro e PDF à AMLMS, mantendo, porém, seu direito de utilizar o(s) texto(s) enviados, premiados ou não, em qualquer outra publicação;
III - O(s) texto(s) deverá(ão) ser enviado(s) até 11 de agosto de 2018, por carta para Rua São Felix, 789 - Bairro Vilas Boas - CEP 79.051-210 - Campo Grande/MS, ou entregue(s) pessoalmente na AMLMS;
IV - A decisão da Comissão julgadora é soberana;
V - Os participantes deste concurso da AMLMS explicitam sua concordância com o teor deste regulamento;
VI - É de responsabilidade exclusiva do (s) concorrente (s) a observância e a regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a (s) obra (s) escrita (s);
VII - Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para a AMLMS;
VIII - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do concurso.​

PATROCÍNIO